Censo da educação superior 18 de Abril de 2017

Coleta de dados do Censo da Educação Superior termina nesta quinta-feira, 20

Institutos e Centros Tecnológicos Federais, Faculdades Isoladas Federais e demais Instituições de Educação Superior (estaduais, municipais, privadas e especiais) têm até quinta-feira, 20, para repassar seus dados para o Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os dados são repassados por digitação nos questionários eletrônicos e por importação pela internet.

De 24 de abril a 5 de maio, o Inep verificará a consistência dos dados declarados por essas Instituições de Ensino Superior (IES). O prazo para as universidades federais foi encerrado em 7 de abril e a verificação dos dados dessas instituições será concluída ainda esta semana.

Após a verificação da consistência o sistema do Censo é reaberto para conferência e validação dos dados pelas IES e, na sequência, o Inep realiza rotinas de análise na base de dados do Censo para conferir as informações. Só depois dessa fase de conferência o Censo é finalizado.

Censo da Educação Superior – O levantamento reúne informações sobre as instituições de ensino superior, seus cursos de graduação presencial ou à distância, cursos sequenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, ingressantes e concluintes e informações sobre docentes nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa. O Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de educação superior. Seu objetivo é oferecer à comunidade acadêmica, à sociedade em geral e aos gestores da educação informações detalhadas sobre a situação e as grandes tendências do setor.