Encceja Exterior

O Encceja para brasileiros residentes no Exterior é um exame de certificação no nível de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, ofertado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os seus estudos na idade apropriada.

A oferta do Encceja Exterior insere-se na política governamental para as comunidades brasileiras no Exterior, especificamente, nos termos do inciso IV do art. 1º do Decreto nº 7.214, de 15 de junho de 2010, alterado pelo Decreto nº 7.987, de 17 de abril de 2013. As provas são elaboradas e aplicadas em Língua Portuguesa, devendo os participantes demonstrar domínio da norma culta, fazendo uso das linguagens matemática, artística e científica.

O ENCCEJA 2015 para brasileiros residentes no Exterior será realizado nas cidades de Ota, Hamamatsu e Nagoia, no Japão; de Lisboa, em Portugal; de Bruxelas, na Bélgica; de Caiena, na Guiana Francesa; de Boston, nos Estados Unidos; de Madrid, na Espanha; de Londres, no Reino Unido; e de Genebra, na Suíça. A aplicação nestas cidades será realizada pelas representações diplomáticas do Brasil nesses locais, sob a orientação do INEP.


Público Alvo


Podem se inscrever no Encceja, os brasileiros residentes no Exterior que não tenham concluído o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio.

Para pleitear a certificação, o participante deverá:

  • no nível do Ensino Fundamental, ter no mínimo 15 (quinze) anos completos na data de realização das provas;
  • no nível do Ensino Médio, ter no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data de realização das provas.

Inscrição e Documentos Obrigatórios
 

A inscrição será gratuita e realizada exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico, a partir das 10h00min do dia do dia 14/03/2016 até às 23h59min do dia 03/04/2016, horário oficial de Brasília-DF.

Para efetuar a inscrição, os brasileiros residentes no Exterior devem informar obrigatoriamente o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Aqueles que realizaram provas de edições anteriores do ENCCEJA Exterior (2013, 2014 ou 2015) deverão informar o número do passaporte utilizado para fins de certificação. 

 Acesse aqui o edital do Encceja Exterior 2016.


Questionário Socioeconômico (QSE) 


Os participantes do Encceja Exterior Geral, no ato da inscrição, deverão realizar o preenchimento on-line do Questionário Socioeconômico (QSE) para finalizar sua inscrição.