Perguntas Frequentes


Nacional

1) O que é o Encceja?
 

O Encceja é um exame de certificação no nível de conclusão do Ensino Fundamental, ofertado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os seus estudos na idade apropriada.

O exame é gratuito e de participação voluntária, possibilitando a aferição de competências, habilidades e saberes adquiridos pelos educandos tanto no processo formal de escolarização quanto em processos informais.
 

2) Qual a idade mínima para certificação no nível de conclusão do ensino fundamental com utilização dos resultados do Encceja Nacional?
 

Para pleitear a certificação no nível de conclusão do Ensino Fundamental o interessado deverá ter no mínimo 15 (quinze) anos completos na data de realização das provas.
 

3) Como faço para me inscrever no Encceja?
 

As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente via internet no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/ nas datas estabelecidas nos editais publicados pelo Inep a cada edição do Exame.
 

4) Quais são os documentos obrigatórios para efetuar a inscrição?
 

Para efetuar a inscrição no Encceja Nacional, o interessado deverá informar o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número da sua Cédula de Identidade.
 

5) Não tenho CPF. Onde posso tirar esse documento?
 

O interessado poderá realizar sua inscrição no CPF:

  • nas Agências conveniadas do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal ou dos Correios;
  • no site da Receita Federal do Brasil e preencher formulário eletrônico de inscrição no CPF.

Para maiores informações consultar as perguntas frequentes sobre inscrição no CPF na página da internet da Receita Federal do Brasil.
 

6) Quais são as áreas de conhecimento avaliadas no Encceja Nacional?
 

Para a certificação do Ensino Fundamental, são estruturadas:

a) quatro provas objetivas, contendo cada uma 30 (trinta) questões de múltipla escolha, nas seguintes áreas de conhecimento:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

b) e uma proposta de Redação.
 

7) Onde posso encontrar material de estudo para o Encceja?
 

Você poderá estudar para as provas do Encceja utilizando o material de estudo disponível na página do Inep. Este material é composto por: um volume introdutório, quatro volumes de orientações aos professores e quatro volumes de orientações aos estudantes (Ensino Fundamental).

Para o Ensino Fundamental, o MEC disponibiliza A Coleção Cadernos de EJA no endereço eletrônicoAlém disso, para subsidiar o estudo, você poderá consultar a Matriz de Competências e Habilidades do Encceja.
 

8) Qual a pontuação mínima sugerida pelo Inep para o participante obter certificação nas provas objetivas e de redação do ensino fundamental?
 

Para obter a certificação, o participante deverá alcançar em cada uma das provas objetivas do Exame, no mínimo, o nível 100 (cem), em uma escala de proficiência que varia do nível 60 (sessenta) ao nível 180 (cento e oitenta).

No caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física, o participante deverá adicionalmente obter proficiência na prova de Redação. O participante será considerado habilitado na Redação quando obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos, em uma escala que varia de 0 (zero) a 10 (dez) pontos.
 

9) Como acessar os meus resultados do Encceja Nacional?
 

Os resultados individuais do Encceja Nacional podem ser acessados aqui mediante login e senha de acesso.
 

10) Como solicitar o meu certificado ou declaração de proficiência após a divulgação dos resultados do Encceja Nacional?
 

Você deverá procurar a Secretaria Estadual de Educação indicada no ato da inscrição para solicitar o certificado no nível de conclusão do Ensino Fundamental ou a Declaração de proficiência.

Compete às Secretarias Estaduais de Educação definir os procedimentos complementares para certificação no nível de conclusão do Ensino Fundamental com base nos resultados do Encceja e certificar seus participantes.
 

11) Quem já fez o Encceja Nacional e não obteve pontuação mínima para certificação pode fazer o exame novamente?
 

Sim. Quem já fez o Encceja Nacional em anos anteriores e não obteve a pontuação mínima para aprovação em alguma área do conhecimento, pode inscrever-se novamente e tentar aprovação na área de conhecimento desejada para efeito de certificação.
 

12) Posso aproveitar os resultados de edições anteriores do Encceja Nacional?
 

Sim. Você poderá solicitar aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores do Encceja Nacional para fins de certificação, desde que apresente à Unidade Certificadora a Declaração Parcial de Proficiência que comprove a eliminação de um ou mais componentes curriculares.
 

13) Onde posso obter maiores informações sobre o Encceja?
 

Além das informações contidas na página do Encceja, você poderá contatar a Central de Atendimento ao participante acessando o endereço eletrônico ou ligando para o telefone 0800 616161.

 

14) Quais serão os critérios de correção da Redação no ENCCEJA Nacional 2014?
 

O texto da Folha de Redação será corrigido por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Caso haja discrepância de quatro pontos ou mais no total dos pontos atribuídos às competências, haverá recurso de ofício e a redação passará por uma terceira correção. A pontuação do terceiro corretor será soberana sobre as demais. No caso de discrepância das notas entre os dois corretores inferior a 4,0 (quatro) pontos prevalecerá a média das duas notas atribuídas.

O disposto no parágrafo anterior também se aplica à correção de uma redação que for "Fuga ao tema/não atendimento à tipologia textual", "Anulada" ou "Em Branco" por um corretor e, simultaneamente, com nota atribuída por outro corretor.

 

15) Em quais casos será atribuída nota zero às redações?
 

Será atribuída nota zero às redações nos seguintes casos: 

  • A redação que não atender à proposta solicitada, no que diz respeito ao tema e tipologia textual, será considerada "Fuga ao tema/não atendimento à tipologia textual"; 
  • A Folha de Redação, para o Ensino Fundamental, sem texto escrito ou com até 4 (quatro) linhas, qualquer que seja o conteúdo, será considerada "Em Branco";
  • Folha de Redação com texto fora do espaço delimitado, impropérios, desenhos, outras formas propositais de anulação e/ou rasuras, será considerada "Anulada